MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Última modificação: Terça-feira, 11 de julho de 2023

O Curso

A computação é uma área que busca soluções para os mais variados setores da sociedade. Em virtude dessa diversidade, cresce a cada ano a oferta de empregos para o profissional e boa parte dessa demanda não tem sido preenchida. Dentro desse contexto, as perspectivas para os profissionais do setor são as melhores possíveis.

A Engenharia de Computação no Campus Timóteo existe desde 2009 e é o único curso de graduação público da região do Vale do Aço, com esse perfil de egresso. Desde a criação, tem buscado consolidar a estrutura e qualificar o corpo docente em prol de um ensino de cada vez mais qualidade.

Objetivo do Curso
O objetivo é formar profissionais com sólida base teórico-conceitual e prática nos conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos do curso, preparados para atuação tanto no processo produtivo quanto no desenvolvimento técnico e científico do País. Para isso, deve considerar os aspectos políticos, sociais, culturais, sociais, culturais ambientais, humanos e éticos abrangidos no escopo da Engenharia de Computação.

O Profissional
O egresso da Engenharia de Computação do CEFET-MG – Unidade Timóteo tem sólida formação científica e tecnológica, capaz de compreender, desenvolver e aplicar tecnologias, com visão reflexiva, crítica e criativa e com competência para identificação, formulação e resolução de problemas. Deve ser um profissional comprometido com a qualidade de vida numa sociedade cultural, econômica, social e politicamente democrática, justa e livre, que visa o pleno desenvolvimento humano aliado ao equilíbrio ambiental.

Campo de Atuação
O Engenheiro de Computação pode atuar em uma série de atividade relacionadas a área, dentre as quais destacam-se Redes e Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software, Sistemas e Processos Produtivos e Sistemas Inteligentes. Dentro destas vertentes relacionadas ao curso, o profissional pode atuar como docente, pesquisador ou em setores de tecnologia de empresas dos mais diversos ramos.

Formas de Ingresso
Para quem já concluiu o ensino médio e deseja cursar o Bacharelado em Engenharia de Computação, a forma de ingresso se dá por meio do Sistema de Seleção Unificada – SiSU. Para concorrer a essas vagas, é preciso primeiro prestar o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Aqueles que já estão regularmente matriculados em instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira, e desejam se transferir para o curso de Bacharelado em Engenharia de Computação, podem concorrer no Processo Seletivo de Transferência, que acontece uma vez a cada semestre. Os que já têm um diploma de graduação e pretendem ingressar no curso mediante processo simplificado, podem participar do Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título, também semestral.

Para acompanhamento de editais ou informações sobre as três modalidades – SiSU, Transferência e Obtenção de Novo Título – acesse a página da Comissão Permanente de Vestibular e acompanhe as datas e os prazos para inscrições.

Turno
Integral

Duração
5 anos

Vagas
40 vagas anuais

Telefone
(31) 3845-4620